sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Órteses - Lesão de interósseo posterior


Paciente com lesão de interósseo superior 

O nervo interósseo posterior origina-se na bifurcação do nervo radial, antes da arcada de Frose,sendo um ramo exclusivamente motor que inerva os extensores do punho e músculo supinador. 
O nervo interósseo posterior pode ser lesado ou comprimido em qualquer região de seu trajeto e então há perda da função dos músculos acima citados como de inervação específica desse nervo. 
A impossibilidade de extensão dos dedos, assim como perda de força para extensão do punho, apresentando esse desvio radial a esse movimento são indicativos de lesão desse nervo. Se houver mão caída sem possibilidade de extensão do punho significa que o músculo extensor radial longo do carpo está envolvido e a lesão é alta, ou seja do nervo radial antes da bifurcação.
Após a lesão do nervo há um aumento na concentração das enzimas hidrolíticas dentro de 12 horas da lesão, que é associada com a perda de proteína básica da bainha. A bainha de mielina entra em colapso em gotículas de gordura do citoplasma de células de Schwann. Essas gotículas subsequentemente fazem extração no espaço endoneural e são fagocitadas por macrófagos. Conforme este processo ocorre, as células de Schwann começam a proliferar, especialmente ao redor do espaço produzido quando há corte do nervo. Essas alterações acontecem dentro de 14-21 dias após a lesão e o resultado final é um tubo endoneural vazio com as células de Schwann proliferativas.

FONTE: 

http://www.especialistadoombro.com.br/lesoes/5-nervos-perifericos-do-membro-superior-e-plexo-braquial/42-lesao-do-nervo-interosseo-posterior 

Dr. José Carlos Garcia Jr.
Referência em Microcirurgia Robótica e fundador do RASH-Society (Robotic Assisted Society in Hand and Upper Limb Surgery) Capítulo Brasil.
Chefe do Grupo de Cirurgia do Cotovelo
Professor de Cirurgia de Ombro do Grupo de Artroscopia e Trauma do Esporte PUC-Campinas
Atende em São Paulo-Capital na Rua Indiana 670, telefones 11-43043238 e 11-85588579


Paciente e órteses confeccionadas pelo Terapeuta Ocupacional Felipe Arêdes - Hospital São Paulo/Muriaé-MG




4 comentários:

  1. Felipe Aredes T.O/H.S.Psegunda-feira, 07 fevereiro, 2011

    Belo trabalho! Muito obrigado pela publicação!

    ResponderExcluir
  2. Que isso garoto...precisa d agradecer não uai hehe...sucesso pra nós hehe

    ResponderExcluir
  3. so quem sofre desta doença sabe o quanto e ruim essa dor dia e noite ai faz exame e nao mostra nada ai fica no empurra do medico da firma e o seu medico que voçe escolher para de socorre nao e facil.

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde. Gostaria de saber o objetivo da órtese nesse caso?

    ResponderExcluir