terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TECNOLOGIA ASSISTIVA

Galera vamos falar hoje sobre algo muito legal, que é fundamental no campo de atuação da Terapia Ocupacional: TECNOLOGIA ASSISTIVA.

O QUE É ISSO?

A Tecnologia Assistiva engloba outras áreas como:


Comunicação Alternativa e Ampliada;
Adaptações de acesso ao computador;
Equipamentos de auxílio para visão e audição;
Controle do meio ambiente;
Adaptação de jogos e brincadeiras;
Adaptações da postura sentada;
Mobilidade alternativa;
Próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, a escola, a comunidade e o local de trabalho                                                                                                     

Muitos profissionais podem estar envolvidos no trabalho da tecnologia assistiva como engenheiros, educadores, terapeutas ocupacionais, protéticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, oftalmologistas, enfermeiras, assistentes sociais, especialistas em audição, entre outras áreas.


O terapeuta ocupacional no trabalho da tecnologia assistiva tem um papel central nas discussões sobre as diferentes formas de acesso, na integração das funções sensoriais e motoras, no desenvolvimento da funcionalidade dos membros superiores e outras partes do corpo    
para  o  controle do meio ambiente e na aquisição da independência nas atividades de vida diária, na avaliação e adaptação da postura sentada e outras posturas para a realização das atividades diárias (King, 1999).


Para atender às necessidades de cada cliente, no trabalho com a tecnologia assistiva, é função do terapeuta ocupacional conhecer e analisar os recursos existentes e determinar quais os dispositivos que melhor se aplicam às diferentes situações do dia a dia. Cada recurso deve ser vivenciado pelo terapeuta ocupacional e incorporado à sua prática com os usuários da tecnologia assistiva.




( FOTO: MOUSE ADAPTADO )

http://www.assistiva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário