domingo, 30 de maio de 2010

Poesia: Memórias de um drogado



Acordei sem tempo, acordei sem hora
A cada momento viajo na imensidão do vazio da minha memória.
Toda ilusão e alucinação vêm sobre mim como um relâmpago que sai do oriente e que se mostra no ocidente.

Será que estou louco?
Será que morri?
Apenas vejo coisas que nunca vi.
Diante do pó branco sobre minha mesa procuro refúgio na esperança de encontrar os sonhos que nunca vivi.




Autor:  Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela FAMINAS – Faculdade de Minas
Muriaé- MG

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Terapia Ocupacional...quem sabe?

Oi amigos do blog...

é muito interesante saber que em pleno século 21, no ano de 2010 ainda existem pessoas desinformadas acerca da Terapia Ocupacional...sempre que estou no ônibus, andando pela rua ou quando chega alguém pra me perguntar que curso faço, sempre vem a famosa pergunta: Terapia Ocupacional, o que é isso?...rsrss
Pra ser sincero já estou cansado...creio que deveríamos no unir para promovermos uma famosa campanha intitulada: TERAPIA OCUPACIONAL: NÃO SABE? JOGA NO GOOGLE...

O que tem faltado na nossa profissão são profissionais que queiram produzir conhecimento, publicar artigos, mergulharem no universo da pesquisa científica....Colocar a cara a tapa para defender e mostrar a profissão.

domingo, 2 de maio de 2010

A Terapia Ocupacional – reestruturando o cotidiano de pessoas portadoras do Transtorno Bipolar do Humor.


O Transtorno Bipolar do Humor é caracterizado por oscilações / mudanças de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico, é uma doença de causa desconhecida. A doença pode em alguns casos se iniciar na infância, com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”.
            Alguns sinais TBH podem ser notados no indivíduo como: humor excessivamente animado, eufórico, extrema irritabilidade, impaciência, agitação, ora alegre de mais e ora depressivo, agressividade física e verbal. ( lembrando que os sintomas descritos, de acordo com o site abc da saúde, devem estar presentes no indivíduo por no mínimo uma semana). Além de episódios de mania e depressão, o TBH pode se manifestar de três formas. A primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.
            Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva. A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.          A Terapia Ocupacional é de extrema importância no tratamento do TBH, propiciando a melhora do desempenho dos indivíduos com TBH em atividades sociais e laborativas, promover um estilo de vida saudável, criar de forma colaborativa estratégias de lidar com estresses, que, se não administrados apropriadamente, podem provocar um episódio depressivo. No tratamento o Terapeuta Ocupacional poderá trabalhar com oficinas terapêuticas ( visando a reestruturação do cotidiano ), grupo terapia ( onde através de dinâmicas e relatos de experiência as pessoas se identificarão com a experiência de vida do outro, bem como promover a socialização, visto que, o indivíduo que foi acometido pelo TBH sofre alterações no biopsicossocial, promovendo alterações nas relações com o próximo), oficinas de geração de renda ( dependendo do grau do TBH a pessoa não conseguirá mais realizar suas atividades laborais) precisando assim, de gerar outra fonte de renda.  O trabalho da Terapia Ocupacional se dará de acordo com a demanda que o indivíduo apresentará para o Terapeuta Ocupacional e o sucesso do tratamento é uma parceria entre paciente e Terapeuta Ocupacional, JUNTOS NA LUTA CONTRA O TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR.

Se você sofre com o Transtorno Bipolar do Humor, procure um serviço de TERAPIA OCUPACIONAL mais próximo de você.