quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Novela VIVER A VIDA - Terapia Ocupacional

Terapeuta Ocupacional na novela Viver a vida 31/12/2009

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz 2010




Sempre quando se aproxima o final de mais um ano, começamos a imaginar e a repensar em tudo o que fizemos no decorrer do ano que está se findando e fazemos planos para o ano que está por vir. Que 2010 seja um ano de vitória sobre a sua vida, um ano de realização de sonhos e projetos... "os sonhos são alimentos para a alma" - Augustu Cury

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

TERAPIA OCUPACIONAL AÇÃO

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VÍDEO - " SER TERAPEUTA OCUPACIONAL"

Vídeo elaborado por acadêmicos de TO da FAMINAS/Muriaé

TECNOLOGIA ASSISTIVA

Galera vamos falar hoje sobre algo muito legal, que é fundamental no campo de atuação da Terapia Ocupacional: TECNOLOGIA ASSISTIVA.

O QUE É ISSO?

A Tecnologia Assistiva engloba outras áreas como:


Comunicação Alternativa e Ampliada;
Adaptações de acesso ao computador;
Equipamentos de auxílio para visão e audição;
Controle do meio ambiente;
Adaptação de jogos e brincadeiras;
Adaptações da postura sentada;
Mobilidade alternativa;
Próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, a escola, a comunidade e o local de trabalho                                                                                                     

Muitos profissionais podem estar envolvidos no trabalho da tecnologia assistiva como engenheiros, educadores, terapeutas ocupacionais, protéticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, oftalmologistas, enfermeiras, assistentes sociais, especialistas em audição, entre outras áreas.


O terapeuta ocupacional no trabalho da tecnologia assistiva tem um papel central nas discussões sobre as diferentes formas de acesso, na integração das funções sensoriais e motoras, no desenvolvimento da funcionalidade dos membros superiores e outras partes do corpo    
para  o  controle do meio ambiente e na aquisição da independência nas atividades de vida diária, na avaliação e adaptação da postura sentada e outras posturas para a realização das atividades diárias (King, 1999).


Para atender às necessidades de cada cliente, no trabalho com a tecnologia assistiva, é função do terapeuta ocupacional conhecer e analisar os recursos existentes e determinar quais os dispositivos que melhor se aplicam às diferentes situações do dia a dia. Cada recurso deve ser vivenciado pelo terapeuta ocupacional e incorporado à sua prática com os usuários da tecnologia assistiva.




( FOTO: MOUSE ADAPTADO )

http://www.assistiva.com.br/

domingo, 20 de dezembro de 2009

TERAPIA OCUPACIONAL. Você já sabe o que é?

A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da Saúde com atenção dirigida para as atividades humanas. O princípio que rege a profissão é o de que vida é atividade. A TO reconhece que saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social.




Os serviços de TO são necessários quando existe disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da vida da pessoa. Em TO, a ocupação abrange atividades de autocuidado, produtivas (tais como trabalho, atividades escolares) e de lazer. As causas dessa disfunção geralmente combinam fatores pessoais e ambientais.



Os serviços são indicados para melhorar o desempenho funcional da pessoa, prevenir incapacidade e atraso de desenvolvimento. O uso de atividades no tratamento e as adaptações do meio são ferramentas legítimas e diferenciais dos terapeutas ocupacionais. Contudo, esses profissionais também podem conduzir seus atendimentos por meio de métodos e técnicas que não incluam o uso permanente de atividades.



O propósito da TO é a autonomia e a independência do indivíduo para a sua participação social nos moldes desejáveis. Os terapeutas ocupacionais utilizam métodos e técnicas que recuperam ao máximo a independência do paciente. Eles podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, geriatria, dentre outras. Seus préstimos são necessários em situações de hospitalização por diferentes causas e diante de enfermidades crônicas que exijam atenção nos domínios das habilidades motoras, cognitivas e emocionais.



Atendimentos domiciliares, no ambiente escolar e de trabalho também são realizados pelos terapeutas ocupacionais. Destaca-se também a importância do trabalho desse profissional na humanização do ambiente hospitalar e no campo da saúde do trabalhador. O uso de atividades propositivas, a adaptação de utensílios e de mobiliário, as mudanças nas demandas ambientais, as prescrições e o treinamento para o uso de órteses são exemplos de recursos utilizados por terapeutas ocupacionais.
( Foto: Naia Maris, acadêmica de Terapia Ocupacional - FAMINAS)